Entrevista completa com Craig Titley

Siim meus amores, eu pedi pra Divisão 1 traduzir a entrevista, assim podemos ter a certeza de que Craig Titley é um perfeito Patife! rolou muito ódio na hora em que Rachel estava traduzindo, e ameaças de morte inclusive.  -t

abaixo, leiam as perguntas mais decentes da entrevista (o sentido de "entrevista completa" são as perguntas que nos interessam poor que esse cara não sabe falar sobre algo que não seja a própria vida!)
Entrevista feita pelo site Latino Review .

"Nessa entrevista exclusiva, o roteirista falou comigo sobre o seu projeto. Percy Jackson e o Ladrão de Raios.
Craig (quase) tem um doutorado em Mitologia, o que fez dele o cara a se correr atrás de para trazer Percy Jackson a vida, numa adaptação para o cinema. Craig nos diz o que os fãs do livro podem esperar ver e o que tem na história para caras como eu, que não leram os livros."

Como que você começou a escrever roteiros?

Titley: Vamos ver, eu tinha acabado de sair da faculdade, tendo voltado para o Illinois, aonde eu estava cursando inglês e administração. Eu vim para cá, com o Programa de Produção de Peter Stark na USC, achando que eu queria ser um produtor antes de ser escritor. Além disso, eu era incrivelmente ingênuo achando que assim que eu me formasse, eu iria conseguir um escritório em Wilshire, e pendurar uma placa na porta, dizendo, "Craig Titley, Produtor" e Tom Cruise entraria pela porta e diria "Hey, eu ouvi que você está produzindo." Claramente isso não aconteceu, então eu me tornei assistente geral em algumas produções. Ai eu pensei, "Bem, eu tenho todas essas idéias, talvez eu possa escrever um rascunho que possa chamar a atenção de um escritor de verdade, ai eu posso virar um produtor." Então eu meio que comecei a escrever com essa perspectiva, mas a primeira coisa que eu escrevi, me arranjou um representante, e um empresário e pra falar a verdade, o Chris Columbus, muito tempo atrás, eu acabei escrevendo um filme pra compainha de produção dele e foi meio que ai que essa relação começou. Ai, eu só continueu sendo contratado para escrever coisas e percebi que eu era um escritor e não um produtor.

O que foi a primeira coisa que você escreveu que chamou a atenção de todo mundo?

Titley: Um projeto que nunca foi produzido. Foi vendido, mas era uma aventura tipo os "Goonies" envolvendo a lenda do cavaleiro sem cabeça. Isso foi antes da versão do Tim Burton do filme, o que certamente acabou massacranco o projeto, que era uma versão mais "Goonies". Esse projeto foi o meu primeiro trabalho comprado. Foi o primeiro e único filme que eu escrevi. Depois disso eu passei a trabalhar só sob encomenda.

Eles estão refilmando tudo agora, a cada cinco anos, então nunca se sabe.

Titley: Eu sei. Eu fico pensando "Caramba, quanto tempo faz desde o filme do Burton?" Que tal pegar aquele roteiro velho, dar uma repaginada e ver o que acontece.

Você realmente tirou uma férias de todos os seus projetos para estudar? Porque você tem um PhD em mitologia, certo?

Titley: Yeah. Quase um PhD. Fiz tudo menos a minha tesa, e eu já estou a meio caminho de tê-la terminada, então eu não sou oficialmente doutor até que essa esteja pronta e reconhecida, mas eu já cursei todas as aulas e tudo mais, então é só cumprir com essa formalidade de ter tudo reconhecido. Mas não, na verdade eu não tirei férias. Eu continuei escrevendo enquanto cursava o meu doutorado. As aulas foram organizadas de tal maneira que nós íamos para Santa Barbara, por três dias, uma vez por mês. Então você tinha uma aula, o dia inteiro numa segunda, outra matéria, o dia inteiro na terça, e mais uma o dia inteiro na quarta. Depois nós íamos pra casa, e repetíamos o processo no mês seguinte.

Mas porque mitologia?

Titley: É apenas uma coisa pela qual eu sempre fui apaixonado. A mitologia que vem das histórias de Joseph Campbell e Carl Jung. Mitologia religiosa. É mitologia. A jornada do herói, é narrativa. Como, porque nós contamos estórias do jeito que  e porque viemos contando elas do mesmo jeito desde o primórdio dos tempos. Então é uma grande mistura de todas essas coisas que eu amo. Eu estava lendo essas coisas todas por diversão, até que eu descobri que havia uma escola, aonde eu podia cursar meu doutorado. Eu meio que fiz isso para o meu benefício próprio, porque eu sei que isso não ajudaria a me tornar um escritor melhor. Minha escrita pré-doutorado e pós-doutorado é como se fossem dois caras diferentes. Eu estava trabalhando com "Scooby-Doo" e "Doze é demais" e coisas desse gênero e agora eu estou trabalhando com coisas mais profundas, como "20.000 léguas sumbarinas" que eu fiz. Eu tenho sorte de ter tido a oportunidade de me reinventar como um escritor de filmes mais grandioso.

Então Chris procurou você para escrever "Percy Jackson"?

Titley: É, porque os produtores sabiam do meu doutorado e eu acho que quando o livro apareceu na mesa deles, ou ele ou alguém no escritório pensou, "Hey, o Craig está cursando seu doutorado e ele seria perfeito pra isso." Então eles me mandaram o livro e eu fiquei tipo, "Oh meu Deus!" porque eu tinha acabado de completar as minhas aulas. Eu estava pensando "Isso seria tão genial." Eu cresci com os filmes sobre os deuses Gregos de Pay Harryhausen e eu achei que isso era uma maneira de homenagiá-los de várias formas e também uma maneira do Chris voltar as raízes que eu chamo de o Triunvirato de Amblin Holy, que consiste dos filmes "Gremlins", "Goonies", e "O jovem Sherlock Holmes". Esse filme é meio que uma força para aquele grupo. As coisas tem o mesmo clima que tinham naqueles filmes. Ele até usou o mesmo diretor de fotografia que ele usou em "O Jovem Sherlock Holmes" o que é muito legal. Então é meio que a minha maneira de brincar nessas duas caixas de areia ao mesmo tempo, uma aventura clássica de Chris Columbus e Ray Harryhausen.

Você teve que mudar muita coisa levando em conta Os Olimpianos ou o livro foi bem escrito nesse quesito?


Titley: Bom, a maior mudança é que os livros tem uma faixa etárias muito, muito nova, ainda mais nova que os livros de "Harry Potter." Os protagonistas dos livros tinham, tipo, nove anos e eles se chamavam de coisas tipo "Seu cabeça de alga." Então a primeira coisas que eu decidi fazer, e isso foi aonde nós dois estávamos em total sintonia, foi mudar as idades dos personagens. Aumentando para algo como dezessete anos de idade. Depois de termos feito isso, a adaptação meio que flui tranquilamente. As coisas que precisavam mudar, foram coisas como aumentar a intensidade das cenas de batalha, que no livro são meio fofas e bobas algumas vezes. Nós desenvolvemos personagens profundos, e relações entre personagens, esse tipo de coisa. Porque agora nós os envelhecemos pros  dezessete anos e eles they uma verdadeira crise mundial, ao invéz de serem apenas crianças correndo por aí e se divertindo.

E você teve que fazer isso para que o filme atraísse a atenção de adultos também.

Titley: Isso, exatamente isso. Nós brincamos com várias dessas pequenas coisinhas e na minha cabeça a forma de fazer isso, era esse personagem, Percy Jackson. Ele é meio que uma criança problemática. Ele está numa escola para crianças problemáticas, e foi algo como, "O que aconteceria se nós pegássemos Holden Caulfield de 'O apanhador no campo de centeio' e jogássemos ele em um dos filmes de monstros Gregos do Ray Harryhausen" Essa foi a minha perspectiva. Acho que nós escrevemos ele mais como um filme não aconselhável para menores de 13 anos, beirando isso mesmo, mas a base dos fãs do livro é tão mais nova, que nós optamos por algo um pouco mais leve. Mas ainda assim, continua tendo o sentimento de ser tão mais - eu não sei se adulto seria a palavra certa, mas não tão fofo ou bonitinho.

Tenho certeza que você escreveu deixando brecha para uma continuação. Você foi contratado para escrever as continuações?


Titley: Eu ainda não fui contratato. A saga consiste de cinco livros. Então acho que a Fox está vendo, caso essa faça sucesso, de transformar todos eles em filme. Então claro, eu adoraria poder voltar a trabalhar no resto deles. Nós ainda não discutimos sobre isso. Eles estão unicamente focados em fazer desse um sucesso.

Esse é baseado e somente um dos livros?

Titley: É.

Então não há nenhum elemento dos outros livros?

Titley: Certo. É o primeiro livro da saga, meio que como "Harry Potter" no caso de, se fizer sucesso, eles farão o segundo livro, o terceiro, o quarto e o quinto.


 Tradução: Rachel Gueiros, Coor Divisão 1

3 comentários:

Na boa, alguém POR FAVOR contrata um assassino profissional e mata esse erro genético ? com torturas , por favor.

Agora que ele fez todo mundo com mais de 17 anos, quero ver como vai terminar a história! Vão ter que mudar a profecia se eles forem continuar fazendo outros filmes da saga ¬¬

Fala sério! Em 2012 devem lançar o MdM, e quando acabar?
Percy já vai ter filhos! nada contra os atores, mas acho o maior nonsense alterar a idade desse jeito. O único que dá pra relevar é o Jake que tem 22 anos e é o mais próximo da idade do livro (Luke tem 19). Alexadra tem 25 anos na cara e vai interpretar uma garota de 17 num filme e 12 num livro!
Sinceramente eles tem mais cara de universitários do que adolescentes propriamente ditos.

Postar um comentário