Iniciando agora a série "deus da semana", aqui no ORJ!
Toda semana, quartas-feiras, voce descobre mais sobre a mitologia de cada deus aqui no blog, com comentários da equipe :D
----x---
Filho mais novo de Cronos e Réia, é também chamado, por excelência, pai dos deuses.
Foi depois de ter destronado seu pai que dividiu com seus irmãos (Poseidon e Hades) o domínio do mundo.
Presidia os fenômenos atmosféricos. Assim, criava os relâmpagos e o trovão, lançando a chuva com sua poderosa mão direita. Podia usar o seu raio em caráter destruidor; por outro lado, era capaz de mandar chuva benéfica para as plantações.
O grande Zeus nunca deixou de punir os homens que mentiam e quebravam seus juramentos, enfurece-se com qualquer tratamento hostil endereçado aos mortos. A justiça tornou-se companheira de Zeus.
É um deus muito ativo, totalmente vivo e com os dias cheios de vida e inúmeros projetos.
Como marido de sua irmã Hera, ele é o pai de Ares, o deus da guerra; Hebe, a deusa da juventude; Hefaísto, o deus do fogo; e Ilíthia, deusa do parto. Ao mesmo tempo, Zeus é descrito como um deus que se apaixona por uma mulher a cada instante e usando de todos os artifícios para esconder sua infidelidade da esposa. Os relatos de suas travessuras eram numerosos na mitologia antiga, e muitos de seus filhos eram o produto de seus casos de amor tanto com deusas quanto com mulheres mortais.
Comentários:
Eu bem que gosto de Zeus, o senso de justiça dele, a soberania dele e tal.
No Livro ele é retratado mais como um observador mandão que não tolera ser questionado, o que me parece bem fiel ao que ele era na mitologia grega.
Alguma dúvida sobre Zeus, perguntem nos comentários hein!?
.
0 comentários:
Postar um comentário