MATERIAL DE PESQUISA: Os Doze Trabalhos de Héracles

Adiantando o último tópico dos materiais de pesquisa pro Camp Day 2014, faremos uma breve introdução aos Doze Trabalhos de Héracles, mais conhecido pela sua versão romana, Hércules.


A Heracleia, escrita por Peisandro de Rodes, já perdida no tempo,

Zeus, que havia engravidado sua amante, Alcmene, proclamou que o próximo filho a nascer da casa de Perseu seria coroado rei de Micenas. Para impedir que Héracles se tornasse rei, Hera fez com que Euristeu, neto de Perseu, nascesse prematuro. Mesmo após descobrir que tudo havia sido um esquema de Hera, Zeus não pôde desfazer sua proclamação.

Já adulto, Héracles assassinou sua esposa, Mégara, e seus três filhos num acesso de loucura, supostamente, causado por Hera. Ao compreender suas ações, o herói se isolou, fugindo para o campo.

Mais tarde, Teseu convence-o a visitar o Oráculo de Delfos para tentar recuperar sua honra. O Oráculo lhe conta que, como penitência, Héracles deveria executar dez tarefas impossíveis (os Trabalhos) e servir Euristeu por doze anos. Ao final dos trabalhos, Héracles se tornaria imortal.

Héracles acabou sendo obrigado a realizar mais dois trabalhos por motivos que veremos em breve, totalizando, assim, doze.

O Leão de Nemeia

Héracles falhou em sua primeira tentativa de matar o Leão de Nemeia, porém, ao tentar novamente, estrangulou-o e arrancou sua pele com as próprias mãos. Passou a usar a pele do animal como parte de seu vestuário. O monstro converteu-se na constelação de Leão.


Hidra de Lerna

A monstruosa serpente com corpo de dragão, que possuía nove cabeças que se regeneravam. Sempre que tentava cortar uma das cabeças da Hidra, a criatura exalava um vapor que matava todos que estavam por perto. Héracles conseguiu derrotar a Hidra com a ajuda de seu sobrinho, Iolau, que queimava as feridas do monstro enquanto tentava se regenerar. Hera enviou ajuda à serpente, um caranguejo gigante, porém o herói também foi capaz de eliminá-lo e o animal transformou-se na constelação de Câncer. Pela ajuda de seu sobrinho, Héracles teve que realizar mais uma tarefa.


Corça de Cerineia

Um animal lendário, com chifres de ouro e pés de bronze, a corça, que corria com assombrosa rapidez e era imune à fadiga, era uma ninfa que havia sido transformada por Ártemis para que fosse capaz de fugir de Zeus. Héracles persegui-a por um ano até que conseguiu atingir o animal com uma flecha. Ferida, foi levada nos ombros do herói até Euristeu


Javali de Erimanto

Criatura abominável que devastava os arredores da terra onde estava habitando. Após perseguí-lo durante horas, o animal ficou fatigado. Quando viu o animal nos ombros de Héracles, Euristeu teve medo e escondeu-se dentro de um caldeirão de bronze.


Os Currais de Aúgias

Limpou em um dia os currais do rei Aúgias, que continham três mil bois e que, há trinta anos, não eram limpos. Exalavam um gás mortal de tão fedorentos que haviam se tornado. Héracles teve que desviar dois rios para completar esta tarefa, mas também foi invalidada pois recebeu pagamento.


As Bestas Aladas

No lago Estínfalo, com suas flechas envenenadas, Héracles matou os monstruosos pássaros cujas asas, cabeça e bico eram de ferro e, pelo seu gigantesco tamanho, eram capazes de interceptar os raios do Sol.


O Touro de Creta

Outra tarefa era levar o Touro de Creta vivo até Euristeu. O touro era enraivecido e aterrorizava o povo da ilha de Creta, pois Poseidon, o deus dos mares, o havia oferecido a Minos. Héracles capturou-o e foi montado no animal até Euristeu.


Os Cavalos de Diómedes

Diómedes, rei da Trácia, possuía cavalos que vomitavam fumo e fogo e alimentava-os com estrangeiros. Héracles matou Diómedes e entregou sua carne para que os cavalos a comessem.


O Cinturão da Amazona

Héracles derrotou as Amazonas e tirou-lhes a sua líder, Hipólita, apossando-se de seu cinturão mágico.


O Gigante Gerião

Matou o gigante Gerião, monstro de três corpos, seis braços e seis asas, e tomou-lhe os bois que se achavam guardados por um cão de duas cabeças, e um dragão de sete.


O Jardim das Hespérides

O seu décimo primeiro trabalho foi colher os pomos de ouro do Jardim das Hespérides, após matar o dragão de cem cabeças que os guardava. O dragão foi morto por Atlas, a seu pedido, e durante o trabalho, ele sustentou o céu nos ombros no lugar do gigante.


O Guardião de Hades

O último trabalho consistiu em trazer do mundo dos mortos o seu guardião, o cão Cérbero. Hades autorizou-o a levar Cérbero para a Terra sob a condição de conseguir dominá-lo sem usar as suas armas. Hércules lutou com ele só com a força dos seus braços, quase o sufocou, dominando-o. Depois levou-o a Euristeu, que, com medo, ordenou-lhe que o devolvesse.


Boa sorte para todos os chalés.
Até o Camp Day.

0 comentários:

Postar um comentário